Ambientes e atividades

(atividades e obras da pastoral juvenil salesiana)

A obra
salesiana e
Seus ambientes

Usamos o termo ambientes para indicar as estruturas educativas e pastorais em que se realiza a missão salesiana segundo uma específica proposta educativo-pastoral. Cada um desses ambientes cria uma atmosfera e atua um estilo próprio de relações no interior da Comunidade Educativo-Pastoral. A obra salesiana pode compreender vários ambientes que se completam reciprocamente para exprimir melhor a missão salesiana. (QR pg. 177)

Oratório-centro juvenil

O Oratório de Dom Bosco está na origem de toda a obra salesiana e constitui o seu protótipo. Com essa inspiração desenvolvem-se os diversos projetos e serviços evangelizadores da missão salesiana (cf. Const. 40).

O Oratório-Centro Juvenil é organizado em todos os lugares como uma CEP composta de jovens, animadores, famílias, colaboradores e comunidade salesiana.

O Oratório-Centro Juvenil é um ambiente de ampla acolhida, aberto a grande variedade de crianças, adolescentes e jovens, principalmente os mais carentes, e com influência numa ampla zona social. (QR 178)

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A formação profissional é um instrumento para o amadurecimento humano integral e a prevenção da insatisfação juvenil, além da animação cristã das realidades sociais e do desenvolvimento do mundo empresarial.

Sempre atento às necessidades juvenis, Dom Bosco alargou a sua ação promovendo o surgimento das escolas salesianas. Ele intuía que a escola é instrumento indispensável para a educação, lugar de encontro entre a cultura e a fé. Consideramos a escola como uma mediação cultural privilegiada de educação; uma instituição determinante na formação da personalidade, porque transmite uma concepção de mundo, de homem e de história. (QR pg. 190)

Presença na educação superior

Como parte da Igreja, as IUS querem ser «uma presença cristã no mundo universitário diante dos grandes problemas da sociedade e da cultura» (Ex Corde Ecclesiae 13); como presença da Congregação Salesiana, «se caracterizam pela sua opção em favor dos jovens das classes populares, pelas comunidades acadêmicas com clara identidade salesiana, pelo projeto orientado, e pela intencionalidade educativo-pastoral» (Identidade das Instituições Salesianas de Educação Superior, n. 18).

Paróquia e Santuário

«Realizamos a nossa missão também nas paróquias, como resposta às necessidades pastorais das Igrejas particulares nas regiões que oferecem conveniente campo de serviço à juventude e às classes populares» (cf. Const. 42; Reg. 25).

A opção pelos jovens na paróquia confiada aos salesianos não é exclusiva ou discriminatória, mas preferencial. Essa opção preferencial é um dom precioso para a missão em toda a comunidade eclesial. (QR pg. 221)

Obras e serviços sociais

A opção pelos jovens pobres, abandonados e em situação de risco sempre esteve presente no coração e na vida da Família Salesiana, desde Dom Bosco até hoje; de aqui uma grande variedade de projetos, serviços e estruturas para a juventude mais pobre, com a opção da educação, inspirada no critério preventivo salesiano. (QR 234)

Outras obras e serviços

São atividades educativas, serviços ou obras que respondem às novas urgências juvenis e oferecem respostas adequadas às demandas de educação e de educação à fé. (QR pg. 247)


WordPress Lightbox Plugin