San Martin | Na comunidade da Igreja Dom Bosco: “Jovens, ou Santos ou Nada”
San Martin | Na comunidade da Igreja Dom Bosco: “Jovens, ou Santos ou Nada”
27 de julho de 2020 Por pauloA Comunicação tem crescido na Inspetoria, nesses dias de pandemia, quando toda atividade presencial foi cancelada nas escolas, paróquias, centros de formação profissional, oratórios ou quando a volta à ‘nova normalidade’ ainda é lenta e gradual.
Pe. Sérgio Lúcio, à frente da Basílica do Sagrado Coração, no Recife, é um bom exemplo de criatividade e empenho nas redes sociais.
NH: Nesta Pandemia, Pe. Sérgio Lúcio, como a Basílica vem realizando sua missão Pastoral?
PADRE SÉRGIO LÚCIO: Nós ativamos o canal do YouTube, junto com transmissão na Rádio Olinda, que já tinha uma parceria conosco nas quartas-feiras, na transmissão ao vivo da Novena da Misericórdia. Há duas semanas, a pedido desta emissora, aumentamos essa parceira com a transmissão do Terço da Misericórdia. Eles transmitem ao vivo.
Além desta parte celebrativa, tenho usado o YouTube para postar dois tipos de conteúdos: Motivacional Cristão, nas sextas-feiras (5 a 7 minutos, sempre a partir de um trecho da palavra de Deus, com a ilustração de um personagem bíblico); o segundo é Catequético, uma explicação de uma parte litúrgica da Missa, uma parte doutrinal. Por exemplo, tivemos a Festa do Sagrado Coração. Eu expliquei o que era indulgência plenária etc. Na festa de Nossa Senhora do Carmo, eu falei sobre o Escapulário. Então, são essas frentes comunicativas, além do uso do Instagram.
Antes do YouTube, já usávamos o Instagram; que também cresceu. Porém, pela melhor qualidade de transmissão do YouTube, grande parte dos conteúdos foram migrados para esta plataforma.
NH: Pe. Sérgio Lúcio, e o público destas redes sociais, realmente participam, interagem com esta programação?
PADRE SÉRGIO LÚCIO: Sim. Participam bem. Um fenômeno bacana é que temos usado este recurso para contribuição on line pelo PicPay, pelo YouTube. Eu diria que 60% dos amigos da Basílica vêm participando, também pela questão das contas digitais. Um suporte bem interessante.
NH: Pe. Sérgio, você diria que os Jovens, com estes recursos, podem ser mais alcançados também, a partir da Basílica?
PADRE SÉRGIO LÚCIO: Sim, claro. Porém, de acordo com uma ferramenta do YouTube, 85% do público de nossas transmissões é composto por senhoras, de faixa etária entre 50 aos 70 anos. Mas, a juventude vem se engajando, também. Os jovens são atingidos particularmente pelo Instagram. Estamos conseguindo isto a partir dos stories, de interações que esta ferramenta proporciona.
Pela Comissão Inspetorial de Comunicação