SISTEMA EDUCATIVO

(Uma experiência espiritual e educativa)
O carisma salesiano participa da missão universal da Igreja: é uma experiência de Espírito, um Dom de Deus dado à Igreja e à humanidade através de Dom Bosco (QR pg. 46)

Sistema Preventivo

A missão e o projeto de vida de Dom Bosco exprimem-se num estilo de vida e ação: o espírito salesiano. A encarnação mais característica e expressiva do “espírito salesiano” é o Sistema Preventivo.

O Sistema Preventivo inspira um projeto educativo de promoção integral presente na proposta de evangelização para os jovens nos diversos contextos. (QR pg. 82-83)

Projeto Educativo-Pastoral

O PEPS é a mediação histórica e o instrumento operativo que orienta a realização da Pastoral Juvenil Salesiana (cf. Reg. 4), e o fator de inculturação do carisma (cf. CG24, n. 5). É o condutor do processo de crescimento da comunidade inspetorial e das várias CEP existentes no território em seu esforço de encarnar a missão salesiana em determinado contexto. O PEPS equivale a um diretório prático que orienta e dá continuidade à pastoral garantindo a unidade de objetivos e encaminhamentos das obras. (QR 137)

Comunidade Educativo Pastoral

A presença salesiana é chamada a ser casa acolhedora, habitável, para os jovens. Com a CEP, queremos formar, em cada uma de nossas presenças, uma comunidade de pessoas, orientada à educação dos jovens, que possa ser para eles experiência de Igreja e os abra ao encontro pessoal com Jesus Cristo. (QR pr. 109)

O Conselho da CEP é o organismo que anima e coordena a atuação do Projeto Educativo-Pastoral, é o lugar privilegiado da corresponsabilidade dos salesianos, dos leigos, dos pais e dos jovens (QR pg. 118)

OPÇÕES TRANSVERSAIS DA PASTORAL JUVENIL

Animação das Vocações Apostólicas

Animação Missionária e de Voluntariado

Comunicação

Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

NOTÍCIAS

CARPINA (PE) | Eleitos os Líderes de Turma do Salesiano Carpina

A Escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, realizou a eleição dos Líderes de Turma. A votação aconteceu na sexta-feira (8), na sala Pastoral da escola e os resultados foram divulgados na segunda-feira (11). A cerimônia de posse acontece no dia 20. Cada turma, desde o 3º Ano do […]

VER MAIS

RECIFE – Bongi | Escola Dom Bosco realiza entrega da “Campanha do Desapego”

A equipe pastoral da Escola Dom Bosco realizou nesta sexta-feira, 15 de março, a entrega das roupas arrecadadas através da “Campanha do Desapego “, a campanha contou com a contribuição de toda comunidade educativa, foram recebidas cerca de 500 peças entre roupa e acessórios. As doações beneficiaram cerca de 20 jovens atendidos pela própria instituição, […]

VER MAIS

CARPINA (PE) | Celebração do Lava-pés foi realizada com alunos do Ensino Fundamental I

Alunos da Escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina-PE, estão vivenciando celebrações da Semana Santa. Na terça-feira (12), as turmas do Ensino Fundamental I participaram do Lava-pés. As crianças foram para a capela, onde o coordenador da Pastoral do colégio, Pe. Antônio João Neto, SDB, explicou a importância da cerimônia, fez a leitura do Evangelho e […]

VER MAIS

ATIVIDADES

  • 16-17/01: Convivência Vocacional
  • 26/05: II Encontro de Coroinhas
  • 26/05: Terço Mariano Vocacional
  • 26/05: Estágio Vocacional
  • 28/08: Adoração Eucarística
  • 06-07/09: Partilha Vocacional
  • 18/09: Concurso artístico vocacional Poemas, cordel, versos, paródia e música)
  • 21/09: Convivência Vocacional

CALENDÁRIO