Articulação da Juventude Salesiana

Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagrados, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano”.

ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A AJS
Segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (QRPJS), “são dois os elementos de identidade que caracterizam a AJS: de um lado, as referências à espiritualidade juvenil salesiana e à pedagogia salesiana; de outro, a ligação entre os grupos e as associações para cooperar reciprocamente no próprio esforço de formação segundo a proposta educativo- -pastoral salesiana” (p. 166).

A ORGANIZAÇÃO DA AJS
Conselho local: é formado por representantes dos grupos existentes em uma determinada obra ou presença salesiana. Sua função é animar e articular os grupos presentes naquele território.
Conselho inspetorial: composto pelos coordenadores dos conselhos locais. Sua função é animar a AJS em nível inspetorial.
Conselho nacional da AJS: composto pelos coordenadores dos conselhos inspetoriais; é formado por um representante de cada inspetoria.
Comissão nacional da Pastoral Juvenil Salesiana: composta por um salesiano e uma irmã de cada inspetoria; é a comissão responsável pela assessoria do processo de animação da ajs em nível nacional, procurando estimular uma ação pastoral em rede”
Assessor: é um adulto com experiência de grupo e vivência da Espiritualidade Salesiana. Não é membro de grupo, não está ligado a nenhum grupo, mas tem importância fundamental na vida dos grupos.
Agenda de atividades: em âmbito inspetorial e local, é o instrumento organizativo de natureza executiva de compromissos pastorais com atividades e processos. Deve ser flexível, adaptado à realidade de cada grupo, conselho e contexto. Quando possível, seguindo a dinâmica da sensibilidade da pastoral juvenil em rede, promova-se atividades comuns entre FMA e SDB.

O QUE SE QUER COM A AJS?
1. Evangelizar a juventude apresentando-lhe a pessoa Jesus Cristo, nosso Mestre, amigo, Senhor e Salvador.
2. Educar a juventude proporcionando-lhe um processo de crescimento humano.
3. Apresentar a figura de Dom Bosco e de Maria Mazzarello e os santos da Família Salesiana.
4. Estimular a experiência de itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo.
5. Estimular nos jovens a capacidade de liderança e o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade
6. Favorecer o desabrochar das potencialidades pessoais, convicções e valores.

Comissão Inspetorial

Animar é muito mais do que governar, gerir e organizar obras e ambientes. As capacidades e competências humanas necessárias para a tarefa funcional não são transcuradas, antes são pressupostas. É importante, contudo, que além da eficiência das estruturas, o primado seja da sensibilidade pastoral (QR pg. 241)

Coordenador:

P Renato Jorge de Morais

 

Equipe:

P José Cézar Rodrigues Teixeira

Srta Kassandra da Silva Barbosa

Sr Geraldino José de Souza

Sr Everton Almeida

Sr Henrique Aguiar    

Sr Guilherme Henrique de Santana

Sr José Wilson Ferreira da Silva Neto

Atividades e Calendários

MonthWeekDay

Events in junho 2019

WordPress Lightbox Plugin