Articulação da Juventude Salesiana

Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagrados, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano”.

ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A AJS
Segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana (QRPJS), “são dois os elementos de identidade que caracterizam a AJS: de um lado, as referências à espiritualidade juvenil salesiana e à pedagogia salesiana; de outro, a ligação entre os grupos e as associações para cooperar reciprocamente no próprio esforço de formação segundo a proposta educativo- -pastoral salesiana” (p. 166).

A ORGANIZAÇÃO DA AJS
Conselho local: é formado por representantes dos grupos existentes em uma determinada obra ou presença salesiana. Sua função é animar e articular os grupos presentes naquele território.
Conselho inspetorial: composto pelos coordenadores dos conselhos locais. Sua função é animar a AJS em nível inspetorial.
Conselho nacional da AJS: composto pelos coordenadores dos conselhos inspetoriais; é formado por um representante de cada inspetoria.
Comissão nacional da Pastoral Juvenil Salesiana: composta por um salesiano e uma irmã de cada inspetoria; é a comissão responsável pela assessoria do processo de animação da ajs em nível nacional, procurando estimular uma ação pastoral em rede”
Assessor: é um adulto com experiência de grupo e vivência da Espiritualidade Salesiana. Não é membro de grupo, não está ligado a nenhum grupo, mas tem importância fundamental na vida dos grupos.
Agenda de atividades: em âmbito inspetorial e local, é o instrumento organizativo de natureza executiva de compromissos pastorais com atividades e processos. Deve ser flexível, adaptado à realidade de cada grupo, conselho e contexto. Quando possível, seguindo a dinâmica da sensibilidade da pastoral juvenil em rede, promova-se atividades comuns entre FMA e SDB.

O QUE SE QUER COM A AJS?
1. Evangelizar a juventude apresentando-lhe a pessoa Jesus Cristo, nosso Mestre, amigo, Senhor e Salvador.
2. Educar a juventude proporcionando-lhe um processo de crescimento humano.
3. Apresentar a figura de Dom Bosco e de Maria Mazzarello e os santos da Família Salesiana.
4. Estimular a experiência de itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo.
5. Estimular nos jovens a capacidade de liderança e o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade
6. Favorecer o desabrochar das potencialidades pessoais, convicções e valores.

Comissão Inspetorial

Animar é muito mais do que governar, gerir e organizar obras e ambientes. As capacidades e competências humanas necessárias para a tarefa funcional não são transcuradas, antes são pressupostas. É importante, contudo, que além da eficiência das estruturas, o primado seja da sensibilidade pastoral (QR pg. 241)

Coordenador:

P Renato Jorge de Morais

 

Equipe:

Sr Geraldino José de Souza

Srta Kassandra da Silva Barbosa

Sr José Wilson Ferreira da Silva Neto

Sr Guilherme Henrique de Santana

Sr Henrique Aguiar    

 

 

Atividades e Calendários

MonthWeekDay

Events in setembro 2020

WordPress Lightbox Plugin